Coxo-femural(bovino)
São estrutura envolvidas nes tipo de articulção:
1-Superficie articular: São constituidas de tecido ósseo denso especial, que se difere histologicamente da substância compacta ordinária.
2-Cartilagem articular: Geralmente do tipo hialino, reveste a superfície articulares dos ossos, e são mais espessas naquelas que estão sujeitas a maior pressão e atrito e comumente tendem a acompanhar a curvatura do osso. As cartilagens articulares não são vascularizadas, são muito lisas e apresentam uma cor azulada no estado fresco. Diminuem os efeitos dos abalos e reduzem grandemente a fricção.
3-Capsula articular: É na sua forma mais simples um tubo, cujas extremidades estão inseridas ao redos das superfícies articulares. É composta por duas camadas, uma externa constituidas de tecido fibroso, e uma interna, a camada ou a membrana sinovial.
4- Ligamentos: São fortes cintas ou membranas, composto de tecido fibroso branco, que unem os ossos entre si. Geralmente são praticamente inelásticos. Podem ser subdividos de acordo com sua posição em: peri ou extra-articulares.
5-Disco e meniscos articulares: São placas de fibrocartilagem ou tecido fibroso denso embutidos entre das cartilagens cartilagens articulares e dividem a cavidade articular parcial ou completamente em dois compartimentos, permitem maior aplitude e variedade de movimento e diminuem a concussão.
6- Cartilagem marginal: É um anel de fibrocartilagem que rodeia a borda de uma cartilagem articular. Amplia a cavidade e contribui na prevenção de fraturas da borda articular.
Componetes articulares:
Vasos e nervos: As artérias formam uma anastomose ao redor das grandes articulações e fornecem ramos para extremidades dos ossos e para cápsula articular. A membrana sinovial possui uma emaranhada rede de capilares essa rede forma alça ao redor das bordas das cartilagens articulares, mas geralmente não penetram nelas. As veias formam plexos. A membrana sinovial é igualmente suprida de vasos linfáticos. As fibras nervosas são especialmente numeros na membrana sinovial e ao seu redor, e existem terminações nervosas especiais, que interferem nos impulsos proprioceptivos, bem como fibras dolorosas.
Tipos de movimentos:
1-Movimento de deslizamento: é o tipo de ação mais simples que pode ocorrer e é representado por uma superfície resvalando sobre outra.
2-Movimentos angulares:
- Flexão: Ocorre quando um angulo entre dois ossos diminui.
- Extensão: Significa um estiramento que ocorre numa articulçao quando os angulos entre os ossos aumenta.
- Abdução: Ocorre quando uma parte afasta-se do plano lomgitudinal mediamo do corpo ou um dedo afasta-se do eixo do membro.
- Adução: A parte se movimenta em direção ao eixo longitudinal mediano do corpo ou os dedos movem em direção ao eixo do membro.
-Circundução: Ocorre quando o eixo descreve um espaço cônico. A base do cone é descrita pela extremidade distal do osso e o vertice está na cavidade articular.
3- Movimentos rotatórios: Indica a rotação de um segmento ao redor do eixo longitudinal do outro segmento que constitui a articulçao. Exemplo: Articulação atlantoaxial.
As articulções sinoviais podem ser classificadas pelos seu eixos de movimento, são eles:
1- Articulação uniaxial: é articulação dobradiça ou ginglimo, flexão e extenção, são seu movimentos principais.
2- Articulações biaxiais: ao redor de dois eixos horizontais em ângulos reto entre si.
3 Articulação multiaxial: são permitidas a circundução e a rotação axial. Uma articulação de esfera e cavidade ou esferoidal, proporciona uma articulação universal.